sexta-feira, 29 de maio de 2015

* ~ A Roda do ano.

Olá bruxescos :D
Como estão?

Hoje o post é sobre a Roda do ano, que é nada mais e nada menos que oito rituais baseados na cultura celta, os quais são de grande importância para a arte da bruxaria e a wicca. Estes rituais representam o ciclo do Sol, ou seja, do Deus. Esses oito rituais são os chamados Sabbaths. A roda do ano é um ciclo celebrando a vida e a natureza, onde o início da roda significa o começo/recomeço e o final da roda significa o encerramento do ciclo da natureza, ou seja, morte.


As datas das comemorações sabáticas podem variar conforme os hemisférios, norte e sul. Existem os considerados sabbaths maiores (Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain) e os menores (Ostara, Litha, Mabon e Yule).

Os sabbaths menores são a comemoração dos solstícios e equinócios das estações do ano e os sabbaths maiores são rituais que celebram datas importantes, como ano novo pagão, plantio, colheita.
Como os sabbaths são comemorações das estações, existem rodas distintas, porque quando no hemisfério norte é inverno, no hemisfério sul é verão.

Mas, a roda norte coincide com alguns ritos cristãos que são comemorados no hemisfério sul. Como exemplo o Yule, que é o renascimento do Deus Sol, comemorado dia 21 de dezembro, muito próximo do Natal. Outro exemplo é o Ostara, comemorado perto da páscoa dos cristãos.

A cada celebração dos sabbaths é considerado, que nós estamos fazendo a roda, o ciclo girar. Cada Sabbath possui um tema diferente e pode ser dedicado a um deus especifico.


Se você está no hemisfério sul, não significa necessariamente que você deve comemorar pela roda sul, você deve comemorar pela roda que se sentir melhor.

Alguns bruxos do sul comemoram pela roda do norte e justificam da seguinte maneira: como o Brasil é um país tropical não dá para se basear nas sensações climáticas, visto que no inverno faz calor e no verão pode fazer frio. E também, como a maioria das pessoas do mundo comemoram pelo norte a egregora existente é muito maior.

Eu comemoro pelo hemisfério sul, mas porque comemorar pelo sul se a egregora do norte é mais forte e não se nota tao bruscamente as sensações climáticas no Brasil?

Assim que comecei a estudar a wicca me deparei com essa dúvida, por qual hemisfério rodar, mas decidi tentar as duas, comecei pela do sul e me adaptei muito bem a ela, na minha cidade nota-se a mudança de estação e através deste um ano rodando pelo sul, percebi que as pessoas tendem a agir assim como a roda, por causa das estações. No verão estão todos alegres, assim como deve ser na comemoração de Litha (solstício de verão), e no inverno as pessoas já estão cansadas, se preparando para ficar em casa junto da família, assim como é no Yule (solstício de inverno).

Então assim escolhi por qual hemisfério rodar...
Se está começando e não sabe qual roda seguir, não se desespere, se a dúvida é muito grande faça como eu, rode pelo sul e depois pelo norte, para ver a qual você se adapta melhor. :)

Mas e você que já comemora a roda do ano, por qual hemisfério roda? Deixe a resposta ai nos comentários e nos diga como escolheu... ;)

Por hoje é só, espero que tenham gostado. Beijos e mais beijos <3

Abençoados sejam!!



Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
By Trívia Luna