sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

* ~ As Oferendas

Na bruxaria, assim como em muitas religiões, cultiva-se o abito de realizar oferendas aos deuses, aos
ancestrais, aos espíritos da natureza (como fadas, gnomos) e a outras entidades. Em uma breve pesquisa no titio google, me deparei com pessoas perguntando como é feito o descarte de alguns materiais, o que ofertar em determinadas situações, e para determinados deuses, então reuni algumas informações aqui que poderão ser de grande ajuda, principalmente para aqueles que iniciaram seu caminhar a pouco na Antiga Arte :)

Para entendermos melhor vou começar explicando o que é e o porque praticar este ato.
Bom... o nome “oferenda” já diz muito, ele é auto explicativo rs
A oferenda é tudo aquilo que desejamos dar, de coração, aos deuses, como forma de gratidão, como um presente, ou como uma troca (ex: você pediu para Ganesha te auxiliar com a prosperidade financeira, e por isso você sentiu vontade de lhe presentear e então oferece a ele coisas de que ele gosta como velas amarelas, incenso ou essência de sândalo, flores, doces, enfim... acho que já deu pra entender rs).

E o que se pode oferecer? Qualquer coisa, desde velas e incensos, até alimentos, musicas e poemas feitos por você, e "sacrifícios" como esforço físico ou abstinência (lembrando que nós bruxos prezamos pela vida, e pela natureza, não posso falar por todos, mas em sua grande maioria, nós bruxos não praticamos sacrifícios de animais, nem cozinhamos bebes em nossos caldeirões), para escolher o que ofertar procure saber o que mais agrada aquela deidade, ou entidade que esta trabalhando com você, pesquise em sites, livros, pergunte a alguém que possa saber, ou pergunte a própria deidade o que ela gostaria de receber. Ah e a oferenda deve sempre ser dada de coração e não por obrigação.

Para realizar o ato de ofertar é simples, primeiro decida o que sera oferecido e para quem, depois prepare tudo o que for preciso, escolha um local apropriado para realizar a oferenda (pode ser no seu altar, no seu quintal, naquele cantinho especial da sua casa, ou num parque, numa floresta, enfim... fica a seu critério), tome um banho e realize os seus métodos de purificação. Depois disso é só se dirigir ao local escolhido, se desejar, traçar o circulo, chamar a deidade a ser presenteada, e oferecer aquilo que você preparou com carinho (é só você dizer em voz alta o que pretende fazer com tudo aquilo que levou para o circulo e o porque chamou aquela deidade), e pronto, sua oferenda esta feita.

Caso a sua oferenda seja, por exemplo, o seu esforço naquela sua aula de karatê, ou na sua aula de dança, antes de iniciar a aula diga algo como: “Ofereço a ti (nome da deidade) todo e qualquer esforço que realizarei nesta aula de (karatê, dança..)”... Enfim, esse foi apenas um exemplo para que vocês possam compreender que até os nossos atos mais corriqueiros podem ser utilizados como oferenda.

Agora vou falar um pouco sobre a parte mais importante, o descarte.
Caso ofereça comida, não necessariamente você terá que jogar fora, pode-se consumi-la, por exemplo, se for um bolo, divida-o com quem você desejar, não deixe estragar e não vamos desperdiçar ;)
Se você fez a oferenda em sua casa, pode deixar sem problemas por alguns dias, quando decidir retirar você pode descartar na natureza o que for orgânico, usar como adubo no seu jardim é uma ótima opção, mas caso não tiver jardim ou um quintal com terra, descarte no lixo orgânico da sua casa. A e a cera da vela não deve ser reutilizada, é importante descarta-la corretamente em um lixo inorgânico (comum), os demais resíduos que não podem ser reciclados e não se encaixam na classificação de orgânico, também devem ser descartados no lixo comum.


Mas se você fez essa oferta num lugar publico, consequentemente não poderá deixar por muito mais que o seu tempo de permanência no local, pois qualquer um poderá mexer e, por mais que não seja a sua intenção, será um tipo de poluição, então é importante retirar tudo do local e realizar o descarte adequado (como citei acima, o que é reciclável no reciclável e assim por diante rs). Para a retirada da oferenda, seja onde você a fez, peça licença ao presenteado para que você possa realizar o descarte.

Tenha sempre em mente que devemos preservar nossa morada, preservar a natureza, e que a deidade não se sentirá ofendida se você não deixar a oferenda la por mais que um dia, ou poucas horas, pois eles também são a natureza.

Ufa! rs
Por enquanto é isso, espero que tenha gostado e que este texto seja útil pra você.
Bençãos a nós e até a próxima :)


Importante: A reprodução total ou parcial deste conteúdo é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
By Trívia Luna