sexta-feira, 13 de outubro de 2017

*~ Atividades para Crianças

Mesmo que tenha passado o Dia das Crianças, qualquer dia é um ótimo dia para passar com nossos pequenos, e desenvolver atividades que nutrem a relação entre mãe/pai e filh@.

Como todos sabem (assim espero rs), pagãos também podem ser pais, e vai do casal querer ou não ensinar a seus filhos sobre suas crenças religiosas, ensinar sobre os fundamentos do paganismo, ou simplesmente ressaltar a importância que se deve dar a natureza e o respeito a mesma.

Para aqueles que já estão nessa jornada já devem conhecer alguns materiais por ai que nos auxiliam nessa hora de passar um pouco para a criança sobre a espiritualidade, mas para os casais que recentemente tiveram
filhos podem ter uma certa dificuldade em encontrar estes tais materiais, eles são um tanto difíceis de achar, é normal (infelizmente). Então como julgo importante desenvolver, além de tudo, o lado criativo dos pequenos, queria deixar algumas ideais de atividades para fazer, não só no dia das crianças, mas em qualquer oportunidade a alegria da criançada.



ATIVIDADES:

#1. Em 2015 fui a um evento para celebrar o dia mundial da Deusa, e lá, participei de uma atividade muito criativa para, de certa forma, ensinar e entender, a visão da criança, sobre os Sabbats.
Resolvi então trazer uma adaptação, que pode ser encaixada em alguns dos temas tratados no paganismo (como exemplo: sobre os próprios sabbats, os elementos, mitos de deuses, elementais e outros seres mitológicos)
Em que consiste essa atividade? Ler uma história, ou contar com suas próprias palavras sobre o mito, um de cada vez, e de maneira clara, após a história distribuir folhas, lápis de cor e canetinhas para que as crianças desenhem o que simboliza aquele mito para elas.

#2. Nessa sugestão, além de desenvolver a criatividade, dá pra ensinar um pouco sobre a reciclagem e sobre os pequenos seres elementais.
Em que consiste essa atividade? Utilizar diversos materiais que já tem em casa e fazer uma casinha (para os gnomos, duendes, fadas, ou para o ser que preferir), posteriormente a criança pode utilizá-la como estímulo (ou como um “ponto” de referência) para realizar ofertas a esses seres.
Casinhas feitas com rolo de papel / Casinha feita com palitos de picolé
#3. Desenvolve o cuidado, e uma atitude de respeito à natureza, além disso, com a criança presenciando as etapas de crescimento de uma planta, ela pode também compreender com mais facilidade o ciclo da vida.
Em que consiste essa atividade? Justamente o que todos nós deveríamos fazer, plantar e cultivar, seja uma flor, um pezinho de feijão, uma erva aromática, um tempero, ou leguminosa. O interessante é prender a atenção dos pequenos e realmente desenvolver esse cuidado, então é uma atividade que durara bem mais de um dia.

Essas foram algumas dicas que achei interessante compartilhar com vocês (ah e caso você não seja mãe ou pai ainda, pode adaptar para utilizar com outras crianças, desenvolvendo a importância do meio ambiente e dos seres vivos do nosso querido planeta, lembrando que devemos ter autorização e respeitar sempre o desejo dos pais da criança de educá-los ou não em alguma religião).

Se você é mãe ou pai pagão conta ai que atividades realiza com seus filhos e se demonstram sua fé para eles ;)
Espero que tenham gostado, blessed be.




Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
By Trívia Luna