quarta-feira, 27 de abril de 2016

* ~ O fim e o início em Samhain.

Uma linda celebração vem chegando, e para muitos é o dia mais esperado do ano, onde podemos honrar nossos ancestrais e comemorar o final e o início de um novo ciclo. :)

Para os bruxos que rodam pelo hemisfério sul, no próximo dia 30/04 ou 01/05 será Samhain (pronuncia-se souêin), um sabbat cheio de significados especiais.

Este sabbat traz a tona a escuridão, a morte e a espera do renascimento. Para os celtas, Samhain era considerado (e por muitos ainda é) uma das festividades mais importantes da Roda do Ano, pois representa a passagem do Ano Novo e o terceiro e último festival da colheita,
este simboliza a matança dos animais, que não eram mais propensos a procriação, sendo transformados em conservas para o inverno.

Neste dia é celebrado o sacrifício do Deus (o declínio do sol), a sua morte. Algumas lendas celtas contam que Cailleach, uma deusa Anciã, congelou toda a superfície da terra com seu cajado, lamentando a morte sacrificial do Deus, representado pelo fim do ciclo da vegetação, a Anciã recolhe então o seu caldeirão para preparar a poção mágica do renascimento, para em Yule trazê-lo de volta.

A atmosfera ritualística dessa celebração é de saudade, lembranças, compreensão e desapego. Os véus entre os mundos, nesta época, se tornam mais tênues, facilitando a comunicação com os espíritos ancestrais. Acredita-se que vários espíritos (em sua maioria as “fadas escuras”) perambulam pelas ruas nesta época, perturbando as pessoas e assustando os animais, por esta razão são feitas lanternas de abóboras (Jack'O Lantern) para proteção do lar.

Um costume bem característico de Samhain é a construção de um altar caseiro para os ancestrais, nele geralmente é colocado fotos dos que não estão mais neste plano, oferendas como maçã, vinho, sidra, bolo ou qualquer outra coisa que o falecido gostava, podendo ser até um pequeno objeto.

As cores que melhor representam este sabbat é o preto, o laranja e o roxo. As ervas mais utilizadas nesta época é o sândalo, a mirra, artemísia, calêndula, crisântemo e sálvia. Pedras e cristais que podem te ajudar na celebração são pedras como o ônix, a obsidiana, o cristal fumê e o jaspe sanguíneo.

Durante os festejos pode-se servir avelã, milho, nabo, doce de abóbora, carnes, e bebidas como vinho quente, chá-preto ou outros (como o de gengibre), mas obviamente isso não é uma regra, é apenas uma sugestão para te ajudar a se preparar para esta celebração.

No altar você pode colocar os objetos e instrumentos que costuma usar, e para deixar com um toque de Samhain você pode acrescentar flores (crisântemo ou calêndula por exemplo), abóboras, folhas de salgueiro ou samambaia, maçãs e romãs.
Não passarei nenhum feitiço aqui, mas esta é a época perfeita para realizar feitiços de banimento (dizer adeus as coisas que não te servem mais) e pedidos (desejos para o novo ciclo).
Durante o ritual se solte, dance, festeje, realize os feitiços que desejar, e depois se delicie com as frutas e demais comidas que preparou para o sabbath ;)
Feliz e abençoado Samhain a todos.

Você é um bruxo mais celebra pelo hemisfério norte? Não tem problema, aqui no blog também temos um post falando sobre Beltane (o oposto de Samhain na roda), só clicar aqui e se preparar para o sabbat. Abençoados sejamos todos!! :)





Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
By Trívia Luna