sexta-feira, 29 de julho de 2016

* ~ Bons presságios para Imbolc

Um novo sabbat se aproxima, mais uma celebração para se estar entre família e amigos.

Para aqueles que celebram pelo sul vem chegando, no dia 02/08, Imbolc.

Festival que representa o sessar do inverno, o novo começo para todos nós, o frio ainda reina sobre a terra, mas nosso querido sol já começa a se fortalecer novamente para despertar as sementes que foram enterradas na terra fria e congelada do inverno, em breve brotinhos começaram a surgir.

Este é o momento em que a Deusa se recupera do parto realizado em Yule e se transforma numa linda jovem cheia de vigor. Este sabbat está ligado diretamente com a Deusa celta do fogo Brigit, homenageada com fogueiras, coroas de velas, cruzes e rodas solares confeccionadas com palha. Algumas lendas celtas dizem que Brigit é responsável por despertar a terra para a vida e aumentar a luz do dia, a força do sol.

A atmosfera deste festival é marcada pela purificação, renascimento material (ou espiritual), pelo início de algo novo. Acredita-se que esta seja uma ótima data para despertar a criatividade, para se inspirar através de qualquer tipo de arte, por está razão muitas mulheres confeccionavam pequenas bonecas de palha para representar a deusa como noiva (Grain Dolly) ou cruzes, também feitas de palha, para colocar acima das portas como forma de proteção.

Um costume bem característico deste sabbat é a purificação de ambientes, de nós próprios, a eliminação de qualquer energia negativa.

As cores que melhor representam este sabbat é o amarelo, o vermelho, o laranja e o branco. As ervas mais utilizadas nesta época é o sândalo, a canela, olíbano, manjericão, louro e alecrim. Pedras e cristais que podem te ajudar na celebração são pedras como o jaspe sanguíneo, a ametista, o berilo, a granada e o âmbar.

Durante a celebração pode-se servir tudo o que contem leite, pois é nesta época que os animais estão voltando a produzi-lo, alguns exemplos: queijos, cremes e bolos, e bebidas como o próprio leite, vinho, ou chá de ervas, mas, é claro, isso não é uma regra, é apenas uma sugestão para te ajudar a se preparar para este festival.

No altar você pode colocar os objetos e instrumentos que costuma usar, e para deixar com um toque de Imbolc você pode acrescentar flores amarelas, guirlandas de fitas, rodas e cruzes solares de palha, moedas douradas e espigas de trigo. 

Não passarei nenhum feitiço aqui, mas esta é a época perfeita para realizar a dedicação (ou a iniciação), atividades curativas, purificação e pedidos (bons presságios).
Esta é uma data alegre cheia de esperança no futuro, então durante o ritual se solte, dance, festeje, realize os feitiços que desejar, e depois se delicie com as coisas que preparou para o sabbat ;)

Feliz e abençoado Imbolc a todos.


Assista ao vídeo do canal Books & Witches falando sobre Imbolc

Quer entender melhor sobre a Roda do Ano? Clique aqui.
E se você celebra pelo hemisfério norte é só clicar aqui para dar uma olhada no post que escrevemos sobre Lughnasadh (Lammas) :)



Importante: A reprodução total ou parcial deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, sem aprovação do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
By Trívia Luna